Botafogo vence o Atlético-MG e é campeão da Libertadores pela 1ª vez

Lance de Atlético-MG x Botafogo pela Libertadores. Imagem: Pedro Souza/Atlético
Lance de Atlético-MG x Botafogo pela Libertadores. Imagem: Pedro Souza/Atlético
[Continua depois da Publicidade]

O Botafogo é campeão da Copa Libertadores da América de 2024. Na tarde deste sábado (30), venceu o Atlético-MG por 3 a 1 no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

Confira aqui as principais notícias e os principais jogos no Futebol Ao Vivo do CenárioMT

Jogo do Botafogo

Lance de Atlético-MG x Botafogo pela Libertadores. Imagem: Vitor Silva/BFR
Lance de Atlético-MG x Botafogo pela Libertadores. Imagem: Vitor Silva/BFR

Agora, o time carioca conquista o seu primeiro título da história e entra para a galeria dos vencedores da Glória Eterna. Além disso, teve um jogador expulso no início e conseguiu abrir vantagem mesmo assim. E ainda pode ser campeão brasileiro.

Jogo do Atlético

Já o Atlético perdeu o título e, também, a temporada, já que no Brasileirão está na parte de baixo. E, dificilmente, irá para a Libertadores o no que vem.

Próximos jogos

[Continua depois da Publicidade]

Agora, o Galo volta a jogar na quarta-feira (4), a partir das 20h, quando vista o Vasco, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro. Já o clube carioca joga no mesmo dia, a partir das 21h30, quando visita o Internacional, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Primeiro tempo

Na etapa inicial, Gregore, do time carioca, foi expulso logo aos 40 segundos de jogo, após atingir a cabeça de Fausto Vera, do Galo, que ficou sangrando. Então, o time mineiro mudou a postura e foi para cima, criando duas chances boas com Hulk em 11 minutos.

Mesmo assim, o Glorioso não ficou totalmente fechado e foi para cima. Tanto é que, aos 16min, quase marcou com Savarino, que bateu cruzado, à direita.

[Continua depois da Publicidade]

Depois, o Galo chegou com Deyverson aos 23min, em finalização que também passou à esquerda. Mas, a dificuldade em penetrar na zaga botafoguense era grande.

Contudo, o Botafogo tem um time forte, raçudo, foi para cima abriu o placar aos 35min, com o atacante Luiz Henrique. Ele aproveitou um bate-rebate na área e mandou cruzado: 1 a 0. E, aos 41min, Luiz Henrique sofreu pênalti de Everson, em lance confirmado pelo VAR. Alex Telles bateu e fez 2 a 0.

Segundo tempo

Na etapa final, o Galo voltou com três alterações, para tentar reverter a situação. E Vargas, que acabara de entrar, descontou de cabeça, aos 2min, após cobrança de escanteio de Hulk na esquerda: 2 a 1.

Então, o Atlético melhorou e quase empatou aos 7min com Deyverson, que recebeu na direita e desviou de cabeça, em diagonal, à esquerda. A pressão era total e, aos 23min, foi a vez de Hulk quase fazer, em chute cruzado, que o goleiro John espalmou.

[Continua depois da Publicidade]

O jogo estava ficando morno, com os dois times cansados, mas aos 40min, o Galo quase empatou. Mariano lançou Vargas, que recebeu livre e tocou por cima de John, mas a bola saiu. Dois minutos depois, desta vez pela esquerda, ele novamente mandou por cima do goleiro, para fora, em chance ainda mais clara. E, aos 51min, Alan Kardec ainda perdeu a última chance do Galo. No lance seguinte, Junior Santos, que também entrou na etapa final, marcou o terceiro gol e garantiu o título do Glorioso.

Ficha técnica

Atlético-MG

Everson; Lyanco (Mariano), Battaglia, Junior Alonso e Gustavo Scarpa (Bernard); Fausto Vera (Vargas), Alan Franco e Guilherme Arana; Hulk, Deyverson (Alan Kardec) e Paulinho. Técnico: Gabriel Milito.

Botafogo

John; Vitinho, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles (Marçal); Marlon Freitas, Gregore, Luiz Henrique (Matheus Martins) e Savarino (Danilo Barbosa); Almada (Junior Santos) e Igor Jesus (Allan). Técnico: Arthur Jorge.

Gols: Luiz Henrique, aos 35min e Alex Telles aos 42min do 1º tempo; Vargas aos 2min do 2º. Árbitro: Facundo Tello-ARG. Local: estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Data: sábado, 30 de novembro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho. Cartões amarelos: Battaglia, Fausto Vera, Hulk, Lyanco (A); Alex Telles, Almada, Junior Santos, Vitinho (B). Cartão vermelho: Gregore (B)

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha atualmente produzindo conteúdos esportivos no portal CenárioMT