A Arena Pantanal, em Cuiabá, será uma das dez sub-sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. A escolha do Brasil como país organizador do torneio daqui a três anos foi definida na madrugada desta sexta-feira (17)
Desta maneira, Cuiabá vai estar em sua segunda Copa do Mundo na história. Afinal de contas, a Arena Pantanal já foi uma das sedes da Copa do Mundo masculina em 2014.
Jogos em Cuiabá na Copa do Mundo de 2014
Na Copa do Mundo de 2014, a Arena Pantanal foi palco de quatro partidas, todas na primeira fase da Copa do Mundo.
Na oportunidade, recebeu Chile x Austrália, Japão x Colômbia, Nigéria x Bósnia e Rússia x Coreia do Sul.
Desta vez, será um evento feminino, onde a tabela e as seleções participantes ainda vão ser definidos. No entanto, já se sabe que será 32 participantes e a Seleção Brasileira, que busca seu primeiro título, já está garantida por ser país-sede.
Em 2021, a Arena Pantanal também foi protagonista na Copa América, quando recebeu cinco partidas. Por muitas vezes tido como um estádio que não teria utilidade, agora vem sendo bastante requisitado.
Principalmente agora, que tem o Cuiabá na elite do Campeonato Brasileiro desde 2021, recebendo todos os clubes grandes do futebol nacional. Inclusive, vem sendo palco de jogos internacionais, já que o Dourado está, pela segunda vez, na disputa da Copa Sul-Americana.
Saiba mais sobre a Arena Pantanal
A Arena Pantanal, construída para a Copa do Mundo de 2014, foi inaugurada no dia 2 de abril daquele ano E se tornou o maior e mais moderno estádio do Mato Grosso, com capacidade oficial para 43.150 torcedores.
Na oportunidade, a obra custou cerca de R$ 630 milhões e chegou a ser muito criticada. Mas, com a ascensão do Cuiabá no futebol brasileiro, o estádio ganhou novo patamar. E, até mesmo, já foi palco de final da Supercopa do Brasil em 2022, quando o Atlético Mineiro foi campeão em cima do Flamengo.
Agora, a Arena Pantanal será sede da Copa do Mundo Feminina ao lado do Beira-Rio, Maracanã, Neo Química Arena, Mineirão, Fonte Nova, Arena Pernambuco, Arena Castelão, Arena Amazonas e Mané Garrincha.