O futebol brasileiro domina as quartas de final da Copa Libertadores da América 2024 com cinco times entre os oito classificados. Inclusive, haverá dois confrontos diretos entre equipes nacionais nesta próxima fase da competição.
Neste ano, a final da Libertadores acontece no estádio Monumental de Nuñez em Buenos Aires, na Argentina. Desde 2019, as finais são realizadas pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) em jogo único.
Confira aqui as principais notícias e os principais jogos no Futebol Ao Vivo do CenárioMT
Quais os confrontos das quartas de final da Libertadores
A seguir, confira os confrontos das quartas de final da Libertadores de 2024, com o time do lado direito da tabela decidindo em casa:
- Fluminense x Atlético-MG
- Colo-Colo x River Plate
- Botafogo x São Paulo
- Flamengo x Penãrol
Pelo regulamento, as quartas de final acontecem em jogos de ida e volta. Em caso de dois resultados iguais, a decisão da vaga será nos pênaltis e não há mais o gol qualificado fora de casa.
Brasileiros venceram cinco edições seguidas
A hegemonia do futebol brasileiro na Libertadores já dura desde 2019. Um ano antes em 2018, River Plate e Boca Juniors fizeram uma final argentina, quando o River foi campeão, em final disputada na Espanha, após grande briga de torcidas em Buenos Aires.
Depois disso, só deu Brasil, com o Flamengo ganhando do River em 2019 e o Palmeiras vencendo a final brasileira contra o Santos em 2020.
Em seguida, em 2021, mais uma final brasileira, com o Palmeiras sendo campeão sobre o Rubro-Negro. Mas, em 2022, o clube carioca foi campeão em final contra o Athletico-PR, com mais um duelo 100% nacional.
Por fim, em 2023, o Fluminense foi campeão da Libertadores pela primeira vez, após vencer o Boca Juniors em final no Maracanã.
Qual a premiação para o campeão?
A Libertadores de 2024 também está das mais atrativas no aspecto financeiro. Afinal de contas, os times que se classificaram para as quartas de final faturam R$ 8,55 milhões.
No total, o campeão do torneio vai levar para casa o equivalente a cerca de R$ 115,7 milhões, o suficiente para fazer um caixa dos mais interessantes na próxima temporada. Então, é um incentivo a mais nesta Libertadores.